terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Coleta de lixo subterrânea de Barcelona

Em Barcelona, existe um sistema diferente de coleta de lixo.

A cinco metros abaixo das ruas existem tubulações que “sugam” o lixo depositado em lixeiras especiais a uma velocidade de aproximadamente 70 quilômetros por hora e levado às estações de reciclagem ou incineração (conforme infográficos abaixo).




Esse sistema é chamado “coleta pneumática” e já existem 600 redes assim espalhadas por 150 cidades no mundo. Com isso, evita-se o acúmulo de sacolas de lixo nas ruas, a coleta seletiva se torna obrigatória e não são mais necessários os caminhões de lixo.

Até 2018, a meta de Barcelona é atingir 70% da cidade com essa tecnologia, já que não é possível chegar a 100%, por conta de bairros com irregularidades no terreno, o que inviabiliza a instalação das redes.



NO BRASIL
Brasília, que abriu licitação para mudar a coleta de lixo, pode ser a primeira cidade do País a ter um sistema a vácuo subterrâneo. “Vamos apresentar o projeto ao governo distrital e disputar licitações”, diz o gerente da Envac no Brasil, Fábio Colella.

Segundo ele, o projeto poderia ser inaugurado já em 2011. Colella diz que, desde 2007, a empresa estuda trazer a tecnologia a cidades como São Paulo e Rio.



Será? Será?
Será que o Rio seguirá os exemplos de Barcelona com as melhorias advindas dos Jogos? Tomara que sim!


**

Fonte: Estadão (para ver a matéria completa clique aqui)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...