sexta-feira, 18 de junho de 2010

Leed NC + C&S

Segunda estive em Porto Alegre/RS, para o curso do Green Building Council (GBC) Brasil: Leed NC + C&S (novas construções e core&shell).

O curso foi ótimo e valeu muito a pena ir para POA passar um frio!

Cada vez mais eu percebo a importância da regionalização de um selo para certificar qualidade ambiental de edifícios. No GBC eles chamam esse processo de "tropicalização" - termo que eu acho inapropriado, uma vez que faz referencia aos trópicos, generalizando as necessidades locais de cada país. Além disso, sabe-se que a sustentabilidade de um edifício não está ligada somente ao clima, mas também à questões sociais e econômicas (de cunho essencialmente, locais).

O GBC Brasil enviou para o banco de dados do USGBC a "tropicalização" ou adaptação dos critérios Leed para a realidade brasileira. Mas o USGBC ainda não inseriu essa adaptação em seu banco de dados. Até lá, continuamos certificando (com o Leed) edifícios com critérios estadudinenses (ou, no mínimo, referentes ao Hemisfério Norte).

BTW, também fiquei sabendo que inauguraram um GBC Colômbia! Oba!

O curso definitivamente me ajudou na dissertação, me dando materiais e informações.
Obrigada ao Marcos Casado e ao pessoal do Ecobuilding por organizar o curso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...